Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14456
Título: Avaliação preliminar de risco e minimização dos efeitos da estiagem na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba - PB
Autor(es): Porto, Rejane Mirelle Izabel
Palavras-chave: Ciclo hidrológico
Bacia hidrográfica
Estiagem
Gestão de recursos hídricos
Data do documento: 15-Ago-2017
Resumo: A água é um recurso limitante para o desenvolvimento humano, por isso, é importante o conhecimento do ciclo hidrológico e as influências no planeta, para desenvolvimento tanto no campo científico quanto no âmbito regional, melhorando assim, a qualidade de vida da população. Devido a esses fatos, observa-se a necessidade de desenvolver estudos e técnicas que facilitem a gestão dos recursos hídricos, principalmente no Nordeste, visto que se trata de uma área que sofre com longos períodos de estiagem. A técnica de análise de risco foi aplicada na identificação dos riscos e perigos gerados nos períodos de estiagem sofridos na Bacia do Rio Paraíba. Sabendo dessa necessidade, foram avaliados os dados das precipitações anuais da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba, com o intuito de analisar e descrever a série histórica das precipitações e avaliar as influências sofridas com os fenômenos El Niño e La Niña e a periodicidade das secas na região. Com base nesse levantamento foi elaborado um plano de minimização da seca, com o objetivo de desenvolver técnicas e medidas para a melhor adaptação do homem à região. Também, foi desenvolvida uma avaliação qualitativa preliminar de risco na bacia do Rio Paraíba para destacar os principais pontos que influenciam a bacia no período de estiagem e assim incentivar medidas para mitigar os problemas gerados.
Descrição: PORTO, R. M. I. Avaliação preliminar de risco e minimização dos efeitos da estiagem na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba - PB. 2017. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14456
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rejane Mirelle Izabel Porto.pdfPDF - Rejane Mirelle Izabel Porto26.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.