Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14458
Título: Delimitação de área de preservação permanente em um loteamento residencial no município de São José do Egito – PE
Autor(es): Silva, Adriano Dantas de Oliveira
Palavras-chave: Estudo hidrológico
Preservação ambiental
Gestão ambiental
Área de Preservação Permanente - APP
Data do documento: 14-Ago-2017
Resumo: A urbanização é um processo em que o espaço rural passa por grandes transformações alterando seus componentes bióticos e abióticos, onde os problemas ambientais atingem maior amplitude. O crescimento urbano sem planejamento tem trazido grandes problemas à sociedade e ao poder público. Desastres ambientais têm sido cada vez mais frequentes e refletem negativamente na qualidade de vida da população, a realização de estudos hidrológicos em bacias hidrográficas acontece devido a necessidade de compreender o comportamento do balanço hídrico, a partir desses estudos pode-se projetar obras de contenção e prevenção para prováveis impactos sobre a qualidade e a quantidade da água. O planejamento e a adequada ocupação do solo é essencial para uma boa acomodação da população, devem controlar o uso e ocupação de áreas suscetíveis a inundações, é especificamente nesses locais onde são delimitadas as Áreas de Preservação Permanente (APP). Em conformidade com o que foi apresentado, este trabalho tem como objetivo principal realizar um levantamento de fatores hidrológicos como contribuição para delimitação de áreas de preservação permanentes em um loteamento residencial no município de São José do Egito – PE. O estudo foi desenvolvido em um loteamento residencial unifamiliar localizado à margem da Rodovia PE 275, nos entornos da sede do município de São José do Egito – PE. Sabendo a cota máxima de cheia, foi limitado as áreas de preservação permanentes com 30 m de largura a partir da altura da lamina máxima ao longo das margens do rio nas proximidades do loteamento, Nas APPs delimitadas, é possível verificar que não há conservação de acordo com os parâmetros exigidos no código florestal e plano diretor municipal, onde as interferências antrópicas são perceptíveis nas imagens da delimitação, sendo esta a causa de inúmeros impactos relacionados a degradação e perda da qualidade ambiental, e da qualidade de vida da população que habita suas adjacências. Diante dos resultados obtidos com este trabalho, ressalta-se a importância da delimitação das áreas de preservação permanentes e a atenção que elas necessitam por parte dos poderes públicos, a fim de preservar, manter ou recupera-las visto os inúmeros benefícios que trazem quando preservadas.
Descrição: SILVA, A. D. de O. Delimitação de área de preservação permanente em um loteamento residencial no município de São José do Egito – PE. 2017. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14458
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriano Dantas de Oliveira Silva.pdfPDF - Adriano Dantas de Oliveira Silva9.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.