Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14460
Título: Efetividade do PROERD: o caso das escolas públicas do município de Campina Grande-PB
Autor(es): Nogueira, Kaianne Rodrigues
Palavras-chave: Programa educacional de resistência às drogas
Uso de drogas
Violência na escola
Política pública
Data do documento: 9-Ago-2017
Editor: Universidade Estadual da Paraíba
Resumo: O uso das drogas e da violência tem crescido de forma alarmante nas últimas décadas. O aumento da vulnerabilidade social tem viabilizado o acesso às drogas e o “poder” ligado a violência, tem atingido crianças e adolescentes, inclusive, dentro das escolas. O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, foco deste estudo, é uma política pública que busca atender os anseios da população quanto ao envolvimento com as drogas e com a violência no ambiente escolar. Este artigo tem como objetivo analisar a efetividade do PROERD nas escolas públicas do município de Campina Grande-PB. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva de caráter exploratório com abordagem quantitativa, conduzida sob forma de estudo de casos múltiplos, que possibilita conclusões analíticas mais contundentes. Os resultados indicam que houve mudanças positivas no comportamento dos respondentes quanto ao uso das drogas e da violência após participarem do programa nas duas escolas pesquisadas. Conclui-se, portanto, que o PROERD foi efetivo, ao cumprir seu objetivo de elevar o nível de conscientização de alunos quanto ao envolvimento com drogas e violência no ambiente escolar.
Descrição: NOGUEIRA, K. R. Efetividade do PROERD: o caso das escolas públicas do município de Campina Grande-PB. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14460
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - KAIANNE RODRIGUES NOGUEIRA.pdf769.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.