Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14478
Título: A formação do preço de venda praticado pelos produtores de orgânicos do município de Monteiro-PB
Autor(es): Carvalho, Thiago Emmanuel de
Palavras-chave: Preço de venda
Produto orgânico
Tomada de decisão
Data do documento: 1-Jul-2017
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: Este trabalho tem como objetivo verificar como os produtores de orgânicos do município de Monteiro – PB estão desenvolvendo ações para formar o preço de venda adequado dos seus produtos. A pesquisa foi de caráter exploratória, descritiva e quantitativa. Foi elaborado um questionário sobre gestão dos custos e formação do preço de venda com perguntas fechadas sobre o assunto. Foi utilizado concordância de 1 a 5, onde 1 significava nunca e 5 significava sempre. Foram entrevistados 22 produtores de orgânicos do município de Monteiro – PB. Para o processamento dos dados foi utilizado o software Excel. Sobre a gestão de custos na produção, quando questionados sobre o calculo dos custos da produção e emissão de relatórios para controle, 59% responderam que nunca adotam essa prática. Sobre custos para controle, quando perguntados a respeito à análise sobre as variações de custos indiretos na produção, 59,1% responderam que nunca analisam estas variações. Sobre custos para a tomada de decisão, quando perguntados se realizam algum tipo de rateio dos custos indiretos, 100% dos produtores nunca realizam rateio. Sobre formação do preço de venda, quando perguntados se o produtor utiliza-se do custo do produto para a formação do seu preço de venda, 90,9% afirmaram que sempre utilizam. Foi observado que não existe uma análise sobre os custos na produção. Os produtores formam o preço de venda de forma empírica, sem nenhuma base técnica.
Descrição: CARVALHO, T. E. de. A formação do preço de venda praticado pelos produtores de orgânicos do município de Monteiro-PB. 2017. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14478
ISSN: CDD 658.403 3
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - THIAGO EMMANUEL DE CARVALHO.pdf432.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.