Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14483
Título: Apoio matricial e equipes de referência: estratégias de gestão centrais na relação entre o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e as equipes de saúde da família (eSF)
Autor(es): Xavier, Alexandra Bonifácio
Palavras-chave: Núcleo de apoio a saúde da família(NASF)
Equipes de saúde da família(eSF)
Apoio Matricial
Estratégia Saúde da família
Atenção primária à saúde
Trabalho em saúde
Data do documento: 17-Mar-2016
Resumo: Apoio Matricial e Equipes de Referência são estratégias propostas pelo Ministério da Saúde (MS) ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) em sua relação com as Equipes de Saúde da Família (eSF) com o objetivo de reorganizar a Atenção Primária por meio de outra cultura gerencial que favoreça a criação de vínculos entre os/as profissionais e destes/as com os usuários e amplie as possibilidades de produção da saúde. Este artigo, que objetiva analisar as particularidades destes “arranjos” nos Núcleos de Campina Grande/PB e de João Pessoa/PB, provém de um recorte da pesquisa intitulada "Promoção da Saúde: uma análise das concepções e práticas das equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF)", vinculada ao Núcleo de Pesquisas e Práticas Sociais (NUPEPS), financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e que consistiu em um estudo analítico, com abordagem qualitativa, realizado entre agosto de 2013 e agosto de 2015. A coleta de dados pautou-se na pesquisa documental e de campo, utilizando nesta última, a entrevista com roteiro semiestruturado a vinte e seis (26) profissionais do NASF e a observação sistemática não participante junto às equipes do Núcleo em ambos os municípios mencionados. Os resultados obtidos evidenciam a preponderância do Apoio Assistencial em Campina Grande/PB através da qual os/as trabalhadores do Núcleo assumem, em muitos casos, a atenção direta aos usuários sem processos de compartilhamento mais amplos com as eSF. Em João Pessoa/PB, por sua vez, destacam-se as ações de caráter institucional e gerencial-administrativas, de acordo com o direcionamento da gestão municipal.
Descrição: XAVIER, A. B. Apoio matricial e equipes de referência: estratégias de gestão centrais na relação entre o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e as equipes de saúde da família (eSF). 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14483
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alexandra Bonifacio Xavier.pdf745.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.