Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14489
Título: Controle de inundações: causas, consequências e possíveis medidas de proteção urbana no município de Mulungu/PB
Autor(es): Oliveira, Arlan Jefferson Miguel de
Palavras-chave: Mulungu/PB
Inundações
Prevenção de Enchentes
Data do documento: 2017
Resumo: A história do município de Mulungu – PB é marcada por diversos fatos que o tornam único, porém também é marcada por inundações recorrentes que o atingiu, deixando marcas difíceis de apagar da memoria daqueles que aqui residem. Enchentes como a documentada no ano de 2004 causaram diversos transtornos para os residentes desta cidade, que tem sua área central situada às margens do médio curso do rio Mamanguape – PB. Por esta razão realizamos o seguinte trabalho que objetiva principalmente analisar as possíveis causas e consequências das inundações no perímetro urbano de Mulungu – PB e propor um conjunto de medidas de prevenção e contenção contra esses fatores impactantes. A área delimitada para pesquisa foi o trecho rio Mamanguape - PB que corta o perímetro urbano e os seus afluentes. Uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, além de visita a área estuda, observando as estruturas do leito e das margens do rio, os processos degradantes, tanto naturais quanto provocados pela população, e suas relações com as inundações e enchentes foram as metodologias empregadas. Em corroboração foram feitas entrevistas com 15 moradores da área sobre possíveis causas das inundações e enchentes. A partir do processo de pesquisa e levantamento de dados elaboramos algumas medidas para prevenção e contenção que envolve população e poder público para sua realização.
Descrição: OLIVEIRA, A. J. M. de. Controle de inundações: causas, consequências e possíveis medidas de proteção urbana no município de Mulungu/PB. 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14489
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Arlan Jefferson Miguel de Oliveira.pdfArlan Jefferson Miguel de Oliveira1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.