Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14495
Título: Cultura infantil e gestão organizacional escolar: as intervenções do "mundo da Xuxa" na infância
Autor(es): Barreto, Raisa Queiroga
Palavras-chave: Cultura Infantil
Gestão Escolar
Educação Infantil
Data do documento: 2016
Resumo: Este trabalho é fruto de uma discussão e análise levantada durante o período de Estágio Supervisionado I entre os meses de janeiro a maio de 2016, realizado na E.E.E.I. Prof° Raimunda Ribeiro, no município de Guarabira. Iremos discutir a mídia pedagógica e a sua relação com a Educação Infantil, mas especificamente, entre a cultura infantil e o mundo da Xuxa. Neste sentido, observamos no campo de estágio, uma cultura educativa para a formação do consumo, sendo este, um instrumento mercadológico voltado para infância, por meio da publicidade, tecnologias que está inserida a sociedade contemporânea. A presente pesquisa teve por objetivo analisar a relação da gestão organizacional e da cultura infantil, a partir das intervenções do mundo da Xuxa na infância, afim de aprofundar e evidenciar a cultura infantil na contemporaneidade. Com essa finalidade, utilizamos a abordagem metodológica qualitativo-exploratória do tipo bibliográfica e observação, amparado em suporte: bibliográfico e de observação assistemática com discussões pautadas na Educação Infantil e a Gestão Educacional, com a coleta de dados de um roteiro de entrevista semiestruturado e o diário de campo do Estágio Supervisionado I, os sujeitos da pesquisa foram a equipe pedagógica da Escola E.E.I. Prof° Raimunda Ribeiro. Como aporte teórico utilizamos: Heloísa Luck (2012) que discute a gestão organizacional escolar, e em consonância com os estudos de Susan Lin (2006), Bazilio (2003), Steinberg e Kincheloe (2001), Jalles e Araújo (2011) que abordam questões da educação infantil como prática social humana, constituída de ideologia de consumo infantil, dentre outros autores. Nossa análise resultou em reflexões que vão muito além do que prevíamos, revelou que as expectativas dos sujeitos envolvidos ultrapassam os muros da escola, mas que, infelizmente, esta, instituição nem sempre estabelece uma sólida relação com seus educandos prejudicando na sistematização de saberes.
Descrição: BARRETO, R. Q. Cultura infantil e gestão organizacional escolar: as intervenções do "mundo da Xuxa" na infância. 2017. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14495
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raissa Queiroga Barreto.pdfRaissa Queiroga Barreto1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.