Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14504
Título: Holding - um instrumento de blindagem patrimonial e de estratégia corporativa
Autor(es): Silva, Nádila Russely Vidal da
Palavras-chave: Holding
Empresa familiar
Estratégia corporativa
Proteção patrimonial
Data do documento: 2016
Resumo: A busca por estratégias de expansão empresarial com redução de riscos tem sido constante entre os administradores e gestores das grandes empresas, e no caso especial de empresas familiares, estes riscos concentram-se, entre outros, no planejamento sucessório e na demasiada exposição do patrimônio familiar. Uma das modalidades de empresas existentes no Brasil são as Holdings, que apesar de serem de origem americana, tem sido muito utilizadas no contexto nacional, e são empresas que oferecem como finalidade principal a de estabelecer o controle sobre outras empresas e/ou sobre o patrimônio da pessoa física e jurídica. Assim, através de um estudo bibliográfico, identificando o contexto histórico da criação das holdings, bem como seu embasamento legal, tipos, aplicações, aspectos vantajosos e advertências em sua criação, buscou-se verificar se a empresa do tipo holding é, de fato, um instrumento de proteção patrimonial, se caracterizando como estratégia para estimular a expansão empresarial com redução de riscos patrimoniais, além de oferecer benefícios fiscais para as empresas familiares. Os resultados da pesquisa apontam que as pessoas físicas e jurídicas que utilizam as holdings com o intuito de gerir melhor o patrimônio obtém vantagem competitiva, seja no aspecto tributário, financeiro, entre outros.
Descrição: SILVA, N. R. V. da. Holding - um instrumento de blindagem patrimonial e de estratégia corporativa. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14504
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nádila Russely Vidal da Silva.pdf479.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.