Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14511
Título: Análises dos índices econômico-financeiros como ferramenta na tomada de decisão
Autor(es): Brito, Wéllita Nascimento
Palavras-chave: Tomada de decisão
Índices econômicos-financeiros
Análise financeira
Data do documento: 19-Mai-2016
Resumo: As constantes modificações no cenário econômico têm tornado as organizações bastante oscilantes, exigindo dos gestores meios confiáveis para adquirir as informações necessárias para as tomadas de decisões. Sendo assim, este artigo aborda uma pesquisa sobre qual a importância das análises dos índices econômico-financeiros para a tomada de decisão das empresas. A pesquisa teve como objetivo efetuar um comparativo dos índices, com a finalidade de analisar a situação econômico-financeira das empresas pesquisadas e evidenciar a importância dessas informações para a tomada de decisão. Utiliza-se o Balanço Patrimonial (PL) e a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) como base para calcular os Índices das empresas, Alpargatas S/A e Vulcabras S/A companhias do segmento calçadista da BOVESPA, tendo como referência os exercícios de 2014 e 2015. Procura-se verificar os resultados das análises dos Índices de Liquidez, Endividamento e Rentabilidade das empresas comparando seus desempenhos e medindo a capacidade de pagamento a curto/longo prazo. Os resultados evidenciaram que diante de um cenário econômico desafiador, as análises efetuadas fornece informações relevantes para auxiliar os gestores na tomada de decisão.
Descrição: BRITO, W. N. Análises dos índices econômico-financeiros como ferramenta na tomada de decisão. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14511
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wéllita Nascimento Brito.pdf729.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.