Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14513
Título: Grau de intangibilidade: uma análise nas empresas do setor financeiro listadas na BM&Fbovespa de 2011 a 2015
Autor(es): Dantas, José Willianson Santos
Palavras-chave: Ativos intangíveis
Grau de intangibilidade
Setor financeiro
Retorno sobre o patrimônio líquido
Data do documento: 18-Mai-2016
Resumo: Considerando a capacidade dos ativos intangíveis em agregar valor às empresas, essa pesquisa definiu como objetivo geral averiguar a relação do grau de intangibilidade com os indicadores de desempenho nas empresas do setor financeiro listadas na BM&FBovespa, no período de 2011 a 2015. Para tanto foi realizado um estudo descritivo quantitativo, documental e secundário. A coleta de dados ocorreu no site da BM&FBovespa, a amostra utilizada correspondeu a 33 empresas, e, utilizaram-se os métodos estatísticos teste t-student e a matriz de correlação para análise dos resultados. Sendo assim, diante das variáveis estudadas: Grau de Intangibilidade (GI); retorno sobre o patrimônio líquido (ROE); e retorno sobre o ativo (ROA) das entidades intangíveis-intensivas e tangíveis-intensivas, pode-se verificar a existência de correlação negativa do grau de intangibilidade com as variáveis de desempenho ROE e ROA na maior parte do período analisado. Desta maneira, o comportamento dos índices de rentabilidade de maneira geral se alterou de forma inversa ao GI.
Descrição: DANTAS, J. W. S. Grau de intangibilidade: uma análise nas empresas do setor financeiro listadas na BM&Fbovespa de 2011 a 2015. 2016. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14513
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Willianson Santos Dantas.pdf740.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.