Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14525
Título: A precarização do trabalho: seus reflexos para a classe trabalhadora e suas particularidades no Brasil
Autor(es): Torres, Phalloma Oliveira
Palavras-chave: Crise capitalista
Mercado de trabalho
Precarização do trabalho
Classe trabalhadora
Crise no mercado de trabalho
Data do documento: 16-Mar-2017
Resumo: Este trabalho é resultado dos estudos realizados como atividade de Iniciação Científica, realizada junto ao Grupo de Pesquisa sobre Trabalho e Proteção Social – GETRAPS, no qual tive oportunidade de participar da pesquisa “A (des) regulamentação do trabalho do assistente social: um estudo das tendências do mercado de trabalho e as evidências da precarização das relações de trabalho” como aluna de iniciação científica, nas cotas 2014/2015 e 2015/2016, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Moema Amélia Serpa Lopes de Souza. Nosso estudo procura destacar o debate do tema do Trabalho, identificando as novas configurações da precarização do trabalho e seus desdobramentos para a classe trabalhadora na realidade brasileira. Para realização desta síntese, o estudo está fundamentado no método crítico dialético, de forma a apreender a essência do objeto a ser estudado. Constitui-se num estudo bibliográfico e documental, que permitiu uma maior aproximação com o tema, revelando as evidências da atual precarização do trabalho e as formas que ela atinge, imediata e diretamente homens e mulheres, enquanto trabalhadores qualificados e não qualificados da realidade brasileira. A partir dos dados obtidos, identificamos que os baixos salários, alto grau de rotatividade, o aumento do desemprego, o crescimento do trabalho informal, o aumento do trabalho feminino e dos jovens, assim como a expansão do trabalho terceirizado, são expressões concretas da precarização contemporânea do trabalho. As reflexões advindas deste estudo adensam o debate contemporâneo acerca dos impactos e reflexos da crise contemporânea e das investidas do capital sobre o mundo do trabalho.
Descrição: TORRES, P. O. A precarização do trabalho: seus reflexos para a classe trabalhadora e suas particularidades no Brasil. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14525
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Phalloma Oliveira Torres.pdf9.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.