Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14527
Título: Evidenciação do passivo ambiental: um estudo das empresas do setor de energia elétrica
Autor(es): Ramos, Lucas Vinícius Barbosa
Palavras-chave: Contabilidade ambiental
Evidenciação
Meio ambiente
Data do documento: 12-Mai-2017
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: A contabilidade ambiental cresce e ganha relevância à medida que as exigências de proteção ao meio ambiente aumentam e incorporam-se à gestão das empresas. Partindo dessa ideia, é de suma importância a necessidade de evidenciação das informações de natureza ambiental, principalmente, para empresas que possuem atividades oriundas da exploração do meio ambiente, demonstrações financeiras das empresas é de grau muito baixo. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo verificar como as empresas do setor de energia elétrica com ações listadas na BM&F BOVESPA evidenciam informações relativas ao passivo ambiental. Realizou-se o estudo através de uma pesquisa descritiva e exploratória com abordagem, qualitativa, e foram observados os Balanços Patrimoniais, Notas Explicativas e Balanços Sociais do período de 2011-2016 de quinze empresas do segmento, listadas pelo Índice BM&F BOVESPA Energia Elétrica (IEE) com cotações de ativos de maior negociabilidade. Dentre as empresas estudadas e no período analisado, apenas seis delas evidenciam valores para passivos ambientais em seus Balanços Patrimoniais, onze evidenciam em Notas Explicativas e treze em balanços sociais, considerando um baixo grau de evidenciação, principalmente, de forma quantitativa do passivo ambiental.
Descrição: RAMOS, L. V. B. Evidenciação do passivo ambiental: um estudo das empresas do setor de energia elétrica. 2017. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Manuscrito]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14527
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - LUCAS VINÍCIUS BARBOSA RAMOS.pdf7.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.