Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14534
Título: Espiritismo na web: indícios de religiosidade difusa no programa transição
Autor(es): Silva Neto, João Saraiva da
Palavras-chave: Espiritismo
Midia
Programa de transição
Programa religioso
Data do documento: 11-Ago-2017
Editor: Universidade Estadual da Paraíva - UEPB
Resumo: Este artigo, que se insere na perspectiva teórica da midiatização religiosa, apresenta como objeto de estudo o Programa Transição, de conteúdo Espírita, ancorado no portal www.kardec.tv. Foram selecionados três episódios para observação na tentativa de apontar a relevância dos temas abordados para a sociedade, independentemente de pertencimento religioso. A análise demonstra que as temáticas tratadas não possuem um caráter proselitista ou doutrinário, mas um teor informativo, uma vez que visam fortalecer as relações interpessoais a partir do esclarecimento de diversas questões acerca da filosofia kardercista. O estudo constata que o Programa Transição captura a atenção dos internautas gerando novos conhecimentos sobre os postulados de Allan Kardec produzindo, assim, a desmistificação dos preceitos espíritas. Nesse sentido, contribui com os estudos da interface mídia e religião ao disseminar enfoques sobre pensamentos religiosos e filosóficos no espaço social.
Descrição: NETO, J. S. da. S. Espiritismo na web: indícios de religiosidade difusa no programa transição. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14534
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Saraiva da Silva Neto.pdf6.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.