Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14560
Título: | Curso de Pedagogia, pedagogia e pedagogo: conceitos e identidade |
Autor(es): | Santos, Bruna Helena dos |
Palavras-chave: | Pedagogia Pedagogo Curso de pedagogia Identidade |
Data do documento: | 2017 |
Resumo: | Este artigo foi organizado no intuito de conceituar os termos: Curso de Pedagogia, Pedagogia e Pedagogo. Com o objetivo de remontar a cultura construída sobre o significado dos termos. Inicialmente com um breve histórico sobre a instalação do curso no Brasil apontaremos a luta por um espaço próprio de atuação no campo acadêmico e profissional do pedagogo. No decorrer do trabalho trataremos da identidade do pedagogo, os conceitos dado a pedagogia, ao profissional formado no curso e a sua finalidade. Além disso, discorremos sobre o campo de atuação do pedagogo no Brasil desde as habilitações pedagógicas, possibilitando a compreensão que ultrapassa a imagem gerada pela sociedade entre o pedagogo e o cuidador de crianças. A pesquisa ocorreu a partir da análise de textos que tratam desde a implantação do curso, busca da identidade, até o pedagogo na atualidade. . Libâno (2001) e Pimenta (2002) tratam o conceito equivocado como empobrecedor, Carmem Silva (2006) rata do curso desde sua instituição no Brasil, estes autores darão suporte ao desenrolar deste trabalho. |
Descrição: | SANTOS, B. H. dos. Curso de Pedagogia, pedagogia e pedagogo: conceitos e identidade. 2017. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14560 |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Bruna Helena dos Santos.pdf | PDF - Bruna Helena dos Santos | 556.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.