Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14567
Título: A estratégia japonesa e os processos de integração regional da Ásia
Autor(es): Oliveira, Maria Gabriela Galindo de
Palavras-chave: Japão
Processo de integração regional
Estratégia japonesa
Data do documento: 15-Ago-2017
Resumo: O presente estudo tem como objetivo principal analisar as estratégias japonesas para obtenção da posição de liderança na Ásia, especialmente no que se refere à cooperação e construção dos processos de integração regional asiáticos. Considerando desde 1850 a prática da política internacional no Japão, é possível perceber a influência de conceitos estrangeiros no país, aderindo ao movimento nacionalista e adotando mais tarde a prática de expansão territorial, muitas vezes através de conflitos armados. Esta postura agressiva gera ressentimentos e desconfiança dos demais países asiáticos para com o Japão após sua derrota em 1945, consistindo no maior obstáculo para os planos de integração na região e contribuindo para que haja apenas uma coordenação ou cooperação econômica dentro dos organismos multilaterais criados posteriormente. Colocando-se muitas vezes como guia ou mentor das propostas de integração na Ásia, como no caso dos fóruns econômicos PAFTAD, PBEC, PECC e APEC, o Japão chega ao fim do século XX mais próximo de alcançar seus objetivos de liderança, auxiliando no desenvolvimento econômico dos países vizinhos, com destaque para o próprio crescimento interno que lhe garantiu importância internacional. As estratégias japonesas esbarram, contudo, na crise econômica que cai sobre a Ásia no fim da década de 1990 e na rápida ascensão chinesa. Dessa forma, o século XXI traz novos obstáculos para a integração na Ásia, com a presença de mais uma potência na região. Por sua vez, o Japão tenta equilibrar a parceria com os Estados Unidos com os interesse dos demais países asiáticos, ao mesmo tempo em que procura colocar-se em pé de igualdade com os chineses. Ademais, a tentativa do país de revisar sua Constituição e reaver suas forças armadas contribui para o clima de tensões na Ásia, em meio às disputas por ilhas no Mar da China, os testes de armamentos da Coreia do Norte e a recente eleição de Donald Trump ao cargo de Presidente dos Estados Unidos.
Descrição: OLIVEIRA, M. G. G. de. A estratégia japonesa e os processos de integração regional da Ásia. 2017. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14567
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Gabriela Galindo de Oliveira.pdfMaria Gabriela Galindo de Oliveira932.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.