Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14569
Título: Conexões do sagrado: aplicativos móveis e as novas estratégias de disseminação religiosa
Autor(es): Ribeiro, Rafael Galdino
Palavras-chave: Aplicativos móveis
Mídia digital
Religiosidade
Midiatização
Data do documento: 11-Ago-2017
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O artigo contempla a midiatização religiosa considerando as estratégias de disseminação do discurso religioso efetivadas pelos aplicativos móveis: Católico Orante e Igreja Universal. A partir de uma análise descritiva, o propósito é registrar as mensagens que circulam nesses espaços para verificar as possibilidades de interação religiosa. O desenvolvimento das redes digitais forjou novas construções de sentido das religiosidades a partir da convergência dos dispositivos móveis que, por outras linguagens, ressignificam as narrativas do sagrado. Nessa ambiência surgem diferentes conexões com o divino, nas quais os fiéis, aqui denominados de “usuários”, vivenciam a religiosidade para além dos cultos nas igrejas. A análise apontou que os aplicativos aproximam os usuários e esses atuam como coprodutores de uma fé compartilhada, ressignificando as formas tradicionalmente hierárquicas de produção de conteúdos sagrados. Nessa perspectiva, a mobilidade tecnológica favorece a circulação de mensagens que podem revitalizar sentimentos de religiosidade.
Descrição: RIBEIRO, R. G. Conexões do sagrado: aplicativos móveis e as novas estratégias de disseminação religiosa. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14569
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - RAFAEL GALDINO RIBEIRO.pdf10.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.