Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14571
Título: A antropofagia no webjornalismo local: o site Paraíba online no ecossistema jornalístico
Autor(es): Gaião, Célio Gustavo Soares
Palavras-chave: Paraíba online
Webjornalismo
Jornalismo
Data do documento: 2-Ago-2017
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O objetivo deste artigo é inferir, através da observação e análise de notícias publicadas no site Paraíba Online, como este constrói seu conteúdo através da interação com outros veículos jornalísticos distintos, formando uma rede semelhante a um ecossistema. Para comprovar esse fenômeno, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca do desenvolvimento do jornalismo digital e como este afetou a profissão do jornalista e das empresas jornalísticas à medida que a internet se desenvolvia, permitindo nesse processo o fortalecimento de veículos independentes com enfoque em notícias regionais, mas alterando no processo o papel do jornalista e seus métodos de apuração para elaboração da notícia. A pesquisa bibliográfica também se estendeu aos conceitos da Ecologia, área da Biologia que estuda o comportamento dos seres vivos, os quais são utilizados como metáfora para a dinâmica do Paraíba Online com outros veículos jornalísticos, formando uma espécie de ecossistema jornalístico. Informações sobre rotinas de produção do site analisado foram obtidas por meio de entrevista com funcionário. Por meio então do emprego do estudo de caso, foram selecionadas algumas notícias do Paraíba Online, as quais foram comparadas às fontes originais onde foram veiculadas. Como resultado, foi observado então, dentro das amostras coletadas, não houve procedimentos de apuração jornalística, apenas o empacotamento, quando necessário, da informação para se adequar ao ambiente web, ou simplesmente a reprodução integral da informação original, uma prática que aparentemente vêm se tornando bastante comum na área.
Descrição: GAIÃO, C. G. S. A antropofagia no webjornalismo local: o site Paraíba online no ecossistema jornalístico. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14571
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - CÉLIO GUSTAVO SOARES GAIÃO.pdf8.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.