Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14578
Título: Evidenciação contábil dos ativos financeiros derivativos das companhias abertas não financeiras
Autor(es): Rodrigues, Felipe Macêdo
Palavras-chave: Evidenciação contábil
Convergência contábil
Risco operacional
Data do documento: 12-Mai-2017
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O presente artigo teve como objetivo analisar as informações divulgadas em Notas Explicativas sobre os instrumentos financeiros derivativos nas companhias abertas brasileiras não financeiras no ano 2014, decorrente dos itens de divulgações preconizados no CPC 14 (2009). O estudo, do tipo descritivo foi composto por uma amostra final 133 companhias no ano 2014. Os dados qualitativos foram analisados por meio da análise documental das notas explicativas das empresas objeto de estudo. Os resultados da pesquisa constataram que o nível de evidenciação da maioria das empresas esta entre bom ou regular, o setor que apresenta a maior quantidade de entidade com conceito bom é o setor de utilidade pública, sendo o maior setor com empresas dentro da amostra. Apenas duas empresas obtiveram o conceito ótimo de disclosure: Marfrig Global Foods S.A; e a Ambev. No geral, as empresas analisadas não utilizam com frequência as operações de hedge accouting, mesmo usando os derivativos com o intuito de proteção ao risco. Também verificou-se que o hedge mais utilizado foi o hedge de fluxo de caixa, o hedge de valor justo, que tiveram suas divulgações presentes em algumas notas explicativas, mas o hedge de investimento líquido no exterior foi divulgado apenas pela Gerdau S.A. A pesquisa revelou também que 9 empresas utilizam as margens dadas em garantia com operações com derivativos. Ressalta-se que embora os resultados demonstrem no geral o nível de evidenciação bom, há uma necessidade de uma padronização das notas explicativas no que diz respeito ao conteúdo apresentado nesse relatório.
Descrição: RODRIGUES, F. M. Evidenciação contábil dos ativos financeiros derivativos das companhias abertas não financeiras. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14578
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - FILIPE MACÊDO RODRIGUES.pdf10.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.