Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14579
Título: Pregão eletrônico: a modalidade licitatória mais utilizada na gestão pública de compras
Autor(es): Barbosa, Joselita Rodrigues
Palavras-chave: Globalização
Legislação
Pregão eletrônico
Data do documento: 23-Mai-2017
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: Com o advento da globalização e toda inovação tecnológica, o Governo Federal tem investido em novas políticas públicas de compras, sempre pautado no principio da eficiência. O objetivo deste trabalho é mostrar características desta nova ferramenta capaz de racionalizar tempo, minimizando custos, proporcionando ao mesmo tempo, um volume maior de negócios e uma maior participação de interessados em contratar com o Poder público. A fundamentação teórica foi desenvolvida através de pesquisa bibliográfica e Legislação vigente, sempre apoiados em sites, através de artigos que versam sobre o tema. O Pregão Eletrônico foi inserido através da Lei 10.520/2002, e logo depois o Governo estabelece, através do Decreto 5.504/2005, que nas contratações de bens e serviços comuns o Pregão Eletrônico seja preferencial, visto que a partir do seu uso, todo esse processo traria como resultados, maior rapidez, economicidade e transparência, sobressaindo-se sobre as demais modalidades por se tratar de um processo limpo, já que toda negociação é realizada através de um ambiente virtual, dispensando a presença física dos participantes. Diante do exposto, podemos concluir que o Pregão Eletrônico surge como uma ferramenta capaz de minimizar gastos, gerando resultados positivos, demonstrando através do seu uso, impactos econômicos significativos na gestão pública de compras do Governo.
Descrição: BARBOSA, J. R. Pregão eletrônico: a modalidade licitatória mais utilizada na gestão pública de compras. 2017. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14579
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - JOSELITA RODRIGUES BARBOSA.pdf5.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.