Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14591
Título: Mito e destino na tragédia Édipo rei, de Sófocles
Autor(es): Amorim, Eliane de
Palavras-chave: Grécia clássica
Tragédia grega
Sófocles
Data do documento: 2012
Resumo: O trabalho analisa a relação entre as noções de mito e destino na Grécia antiga, abordando especificamente a tragédia de Sófocles intitulada Édipo Rei escrita no século. V a.C. A ênfase recai sobre a temática do destino e como o homem grego lidava com esta noção, pois de modo geral prevalecia no mundo grego a concepção de que a liberdade humana seria limitada pela ação inexorável do destino. Porém, de acordo com esta análise foi possível perceber que o homem não aceitava passivamente aquilo que os deuses estabeleciam para ele como seu destino inevitável. Isso porque do início ao fim da tragédia aqui estudada a personagem central impõe-se enquanto humano mesmo diante do tão temível destino, não se deixando por este abater, mesmo que, ao término, prevaleça a ação fatalista do destino.
Descrição: AMORIM, E. de. Mito e destino na tragédia Édipo rei, de Sófocles. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14591
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eliane de Amorim.pdfPDF - Eliane de Amorim625.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.