Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14598
Título: Tecendo a gestão pedagógica do sistema municipal de ensino
Autor(es): Sousa, Jorge Luís Umbelino de
Palavras-chave: Sistema de ensino
Gestão pedagógica
Políticas educacionais
Data do documento: 2014
Resumo: A gestão educacional, pensada a partir do gerenciamento científico, reapresenta, na pós modernidade, novos paradigmas, oriundos das incertezas e imprecisões desse novo tempo. No presente texto procura-se tecer considerações sobre a gestão do sistema municipal de ensino, em especial no tocante à administração do trabalho pedagógico nas escolas que o compõe, modelando novos caminhos para esta missão no cenário contemporâneo. Para tanto, parte-se de uma reflexão acerca da função da instituição escolar, entendendo os desafios enfrentados no que tange à organização das experiências escolares e dos processos de ensinoaprendizagem. Procura-se fazer uma revisão bibliográfica acerca da temática no intuito de fortalecer as discussões já tecidas por outros autores e ressignificá-las nesse escrito. A ênfase direciona-se ao papel da Secretaria Municipal de Educação diante da organização do trabalho docente, do ensino formal e do desenvolvimento das aprendizagens escolares, o que se denomina nesta pesquisa de Gestão Pedagógica, compreendendo as políticas públicas construídas pelo sistema direcionadas à garantia da qualidade dos serviços pedagógicos ofertados nas escolas municipais. Seguindo uma reflexão acerca da gestão educacional, perpassando algumas concepções sobre as teorias da administração, abarca-se um novo prognóstico de organização do trabalho pedagógico no sistema municipal de ensino, através de um modelo de gestão do trabalho pedagógico tecido neste trabalho. Nesse intuito, os referenciais teóricos, contemplam, dentre outros, Azevedo (2008), Bordignon e Gracindo (2008), Lück (2008), Oliveira (2010), Paro (2010), Libânio (2005) e Vieira (2003). Em meio às discussões teóricas, conclui-se que o desafio é, portanto, gerenciar o trabalho pedagógico tendo como base a universalização da escola e a aplicação de diferentes recursos financeiros para a melhoria dos serviços educacionais, tornando-se objeto de estudo a construção da qualidade dos serviços pedagógicos.
Descrição: SOUSA, J. L. U. de. Tecendo a gestão pedagógica do sistema municipal de ensino. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14598
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jorge Luis Umbelino de Sousa.pdfPDF - Jorge Luis Umbelino de Sousa535.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.