Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14608
Título: Controle interno na gestão dos estoques de empresas situadas em Campina Grande (PB): um estudo exploratório
Autor(es): Costa Júnior, Roberto Vasconcelos
Palavras-chave: Controle interno
Gestão de estoques
Estoque
Data do documento: 8-Mai-2017
Resumo: O estoque representa um dos itens mais importante dos ativos de uma empresa mercantil, exigindo por isso, um bom sistema de controle, por apresentarem altos valores investidos e também pela sua participação nos resultados. Esta pesquisa tem como objetivo investigar qual a relevância dos procedimentos básicos de Controle Interno (CI) que podem ser aplicados na gestão dos estoques. O estudo se justifica pela importância dos estoques na composição dos ativos e, também, pelos resultados alcançados pelas empresas quando bem administrados. O presente qualiquantitativa procedimentos relevantes de CI que são aplicados de forma geral nas empresas, sobretudo na gestão dos estoques. Assim, para se atingir o objetivo proposto, aplicou-se um questionário a fim de verificar a percepção dos gestores em relação aos procedimentos básicos de CI no controle de seus estoques. Os dados foram coletados em cinquenta empresas de Campina Grande-PB, no entanto, só quarenta e sete fizeram parte da amostra. Das sete variáveis constantes do questionário sobre procedimentos básicos de CI, o Alfa de Cronbach apresentou um valor de 0,74%, o que indica um resultado substancial em relação à estudo é em do relação tipo exploratório, ao problema bibliográfico de e pesquisa. Buscou-se empírico, com na abordagem literatura os concordância dos respondentes sobre o tema, confirmando como as mais relevantes na gestão de estoques as variáveis “Sistema de Informação” e “Relação Custo/Benefício”, somando 47 pontos (14,97%) de concordância respectivamente.
Descrição: COSTA JÚNIOR, R. V. Controle interno na gestão dos estoques de empresas situadas em Campina Grande (PB): um estudo exploratório. 2017. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14608
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roberto Vasconcelos Costa Júnior.pdf4.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.