Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14613
Título: O jornalismo feminista da revista digital azmina: uma nova perspectiva do jornalismo para mulheres
Autor(es): Santos, Thaíse Ariadne Ramos
Palavras-chave: Jornalismo de revista
Feminismo
Empoderamento feminino
Data do documento: 31-Jul-2017
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: Este artigo sugere uma reflexão acerca do jornalismo dentro da ótica feminista e suas características e diferenciações para com o periodismo tradicional para mulheres. Em um primeiro momento, foi indispensável uma discussão sobre a trajetória do jornalismo para mulheres, bem como breve histórico de revistas para este público alvo e suas nuances de temporalidade e de representação. Os pressupostos teóricos que embasaram noções de jornalismo de revista e feminismo elucidam as transformações pelas quais passaram os dois, os pontos onde se encontram e como essa relação ocorre nos dias atuais. Neste sentido contribuíram autores como Buitoni (1990), Scalzo (2003) e Pinto (2010). O objeto de análise é a revista digital AzMina, aqui estudada a partir de conceitos que caracterizam a abordagem e linguagem jornalística, bem como o jornalismo feminista. Para tanto, realizou-se pesquisa exploratória e descritiva. Como resultado, podemos destacar a importância dessa forma de se fazer jornalismo e o impacto positivo que AzMina tem causado desde a primeira edição, além de sua contribuição imprescindível para o empoderamento feminino e a representatividade da mulher através do jornalismo.
Descrição: SANTOS, T. A. R. O jornalismo feminista da revista digital azmina: uma nova perspectiva do jornalismo para mulheres. 2017. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14613
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - THAÍSE ARIADNE RAMOS SANTOS.pdf10.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.