Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14617
Título: A evasão escolar da EJA na Escola Municipal João Alves Torres – Araruna - PB
Autor(es): Souza, Fabio Gutembergue de
Palavras-chave: Evasão escolar
Problematização
EJA
Data do documento: 7-Dez-2016
Resumo: O presente trabalho tem como título “Evasão Escolar na Escola Municipal João Alves Torres” e como objetivo geral investigar quais as causas do enfoque nesta problematização a analise dos dados, a técnica da pesquisa, Foram aplicados questionários para 50 alunos 20 professores e 1 diretor do Ensino Fundamental I/EJA da Escola Municipal João Alves Torres, a fim de se levantar as causas da evasão escolar são multe -direcionais tais como; econômicas, socioculturais, financeiro geográficas, a falta de meios de transportes para os alunos, as questões pedagógicas, metodológicas etc., o material didático, a falta de interesse dos alunos, por não terem motivações para os estudos e pela vida, o baixo salário dos professores e a quanto tempo atuam na área, a ausência de uma melhor estrutura interna da escola, a falta de uma justificativa mais lógica para se permanecer na escola, mesmo enfrentando dificuldades procura-se algo positivo e dinâmico que atraia o aluno e o motive a permanecer estudando. Um dos problemas da evasão escolar está ligada à necessidade de trabalhar para ajudar os pais em casa casamento ou procurar uma solução pra o vício das drogas ou entorpecentes ilícitos, falta de interesse próprio de alunos e professores, falta de material didático e por eles considerarem que a formação que recebem na escola não é significativa para eles, concluímos então que dentre outros motivos que fazem com quer os alunos se evadam e o que aparece com maior ênfase e o vicio de drogas ilícitas ficando assim semin. -aberta a problemática proposta pelo pesquisador da evasão no colégio João Alves torres em sua modalidade Educação de jovens e adultos, e após todos os desmembramento da pesquisa e analise dos dados colhidos constata-se quer o maior causador da desistência dos alunos da EJA são por causa dos diversos vícios inseridos no meio social quer compreende exatamente essa faixa etária de 15 a 26 anos de idade que são exatamente os estudantes desta modalidade de ensino.
Descrição: SOUZA, Fábio Gutembergue de. A evasão escolar da EJA na Escola Municipal João Alves Torres – Araruna - PB. 2016. 66 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciência da Natureza)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14617
Aparece nas coleções:68 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Fabio Gutembergue de Souza.pdf10.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.