Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14622
Título: A ciência na visão de estudantes de Araruna-PB
Autor(es): Mouzinho, Silvania de Pontes
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Concepções de Alunos
Natureza da Ciência
Data do documento: 31-Mai-2016
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Estadual da Paraíba, e se propôs a descrever um estudo qualitativo das visões acerca da ciência dos alunosrecém saídos do Ensino Fundamental de Araruna-PB. Para isso, foi utilizado um procedimento metodológico múltiplo-instrumental, que consistiu na aplicação de um questionário, produção textual e desenho sobre a ciência e imagem do cientista.As questões foram construídas e analisadas com base nas sete deformações trabalhadas por Gil-Perez et al (2001). Através da produção textual, os estudantes foram convidados a escrever uma carta, supostamente destinado a crianças e jovens de uma comunidade isolada que não conhecem um cientista e, consequentemente, suas atividades. Por meio de desenhos, os estudantes foram solicitados a representar o cientista em seu local de trabalho. Esses desenhos foram agrupados em características comuns, com a finalidade de identificarmos com que frequência certas atividades eram ilustradas pelos alunos. A partir da análise do questionário, conteúdo das cartas e desenhos, elaborados pelos alunos, identificaram-se possíveis concepções distorcidas acerca da natureza da Ciência e imagem dos cientistas
Descrição: MOUZINHO, Silvania de Pontes. A ciência na visão de estudantes de Araruna-PB. 2016. 33 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciência da Natureza)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14622
Aparece nas coleções:68 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Silvania de Pontes Mouzinho.pdf7.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.