Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14623
Título: Tendências na abordagem da pesquisa em experimentação e ensino de ciências: Uma análise da produção científica no ENPEC
Autor(es): Santos, Maria Aparecida dos
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Experimentação
Pesquisa Bibliográfica
Data do documento: 7-Dez-2016
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa bibliográfica que tem por objetivo fazer um mapeamento acerca da produção científica sobre a experimentação no ensino de ciências, bem como as tendências na abordagem da pesquisa, adotando como referência a produção científica apresentada nos eventos do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Para isso, foi realizado um levantamento das publicações divulgadas nas dez edições do evento, realizadas entre os anos de 1997 e 2015, especialmente àquelas vinculadas ao campo da Experimentação em Ensino de Ciências. Das 136 pesquisas sobre a experimentação localizadas nas atas do ENPEC, procuramos identificar a recorrência de trabalhos que abordam a experimentação no Ensino de Ciências. Os resultados levantados ao longo deste estudo apontam caminhos a trilhar e sinalizam questionamentos com relação as atividades experimentais. Esse panorama reforça que, apesar do consenso entre pesquisadores, ao indicarem a contribuição significativa das atividades experimentais para o Ensino de Ciências, (GIORDAN, 1999), o interesse pelo assunto aparece de forma escassa na produção científica de um importante evento em Educação em Ciências.
Descrição: SANTOS, Maria Aparecida dos. Tendências na abordagem da pesquisa em experimentação e ensino de ciências: Uma análise da produção científica no ENPEC. 2016. 29 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciência da Natureza)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14623
Aparece nas coleções:68 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Maria Aparecida dos Santos.pdf7.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.