Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14628
Título: Planejamento estratégico e programação orçamentária: um estudo de caso no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba
Autor(es): Oliveira, Francisco Roberto de
Palavras-chave: Planejamento Estratégico
Gestão Estratégica
Programação Orçamentária
Data do documento: 22-Set-2017
Resumo: Objetiva o presente trabalho analisar a compatibilização entre planejamento estratégico e a programação orçamentária e financeira no Poder Judiciário Federal, no ramo especializado do Direito Eleitoral, especificamente as conexões e harmonias entre o Plano Estratégico do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE/PB) e o orçamento aprovado para o Órgão na Lei Orçamentária para o exercício de 2014. Para fins de contextualização, descreve-se o planejamento estratégico governamental, seus principais momentos, instrumentos legais e instâncias administrativas envolvidas, incluindo neste contexto o processo de modernização da máquina pública. No ambiente governamental destaca-se o Poder Judiciário com a especificidade da Justiça Eleitoral. As conexões do Plano Estratégico do TRE/PB com a programação orçamentária são evidenciadas pela técnica de associação das ações estratégicas do Plano Estratégico aos Planos Internos da Orçamentação. A estrutura da classificação por Planos Internos proporciona visibilidade da execução orçamentária, possibilitando o seu acompanhamento pelo Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI), do Tesouro Nacional, propiciando mais transparência da gestão. O acompanhamento do desempenho financeiro da ação orçamentária no SIAFI subsidia a apuração de indicadores de avaliação de resultados previstos nos Planos Estratégicos, fechando o ciclo da gestão.
Descrição: OLIVEIRA, Francisco Roberto de. Planejamento estratégico e programação orçamentária: um estudo de caso no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. 2014. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14628
Aparece nas coleções:91 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco Roberto de Oliveira.pdfPDF - Francisco Roberto de Oliveira25.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.