Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14631
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lopes, Amanda Pereira da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-25T12:06:33Z | - |
dc.date.available | 2017-09-25T12:06:33Z | - |
dc.date.issued | 2017-09-25 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.26 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14631 | - |
dc.description | LOPES, A. P. S. O processo de classificação no exame nacional do ensino médio (ENEM) entre os alunos pertencentes a diferentes estratos sociais na cidade de Catolé do Rocha-PB. 2017. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O nosso principal objetivo neste trabalho é analisar a maneira como se processa o desempenho dos alunos pertencentes aos diferentes estratos sociais na cidade de Catolé do Rocha-PB, em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Para isso, utilizamos uma metodologia qualitativa, através da qual, entrevistamos sete alunos pertencentes às instituições públicas e privadas, como também, três professores pertencentes às mesmas, com o intuito de buscar, através das falas desses, a identificação das principais dificuldades encontradas ou não no cotidiano de suas trajetórias escolares. O aporte teórico, encontra subsídios principalmente, em Pierre Bourdieu (2007, 2013), Marx Weber (2000) e Souza (2009, 2015), autores esses, da sociologia, que nos ajudam a compreender quais as principais contradições existentes no corpo do sistema escolar brasileiro. Em relação aos resultados, chegamos às seguintes conclusões: em primeiro lugar, a de que a herança sócio-educacional é um elemento quase definidor do sucesso escolar, salvo raras exceções; e, em segundo lugar, a de que a motivação educacional representa um símbolo, cuja valorização se dá como um instrumento de privilégio de classe. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Jairo Bezerra Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | ENEM | pt_BR |
dc.subject | Alunos | pt_BR |
dc.subject | Desempenho | pt_BR |
dc.subject | Trajetória | pt_BR |
dc.title | O processo de classificação no exame nacional do ensino médio (ENEM) entre os alunos pertencentes a diferentes estratos sociais na cidade de Catolé do Rocha-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Amanda Pereira da Silva Lopes.pdf | 8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.