Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14632
Título: O controle interno como ferramenta de gestão pública municipal:
Autor(es): Lima, Silvânio Martins de
Palavras-chave: Administração pública
Controle interno
Sistema de controlo interno
Data do documento: 25-Set-2017
Resumo: O controle interno é um instrumento de estrema importância para que a Administração Pública atinja de forma eficiente e com economicidades os seus objetivos e os da população, agindo de forma a prevenir, a auxiliar e a reprimir as atividades que são desempenhadas pelos seus órgãos, seja da Administração Direta ou Indireta. Este trabalho tem como tema o controle interno como ferramenta de gestão pública municipal : um estudo de caso na Prefeitura Municipal de São Vicente Férrer, apresentando como objetivo geral analisar os procedimentos de controles internos existentes na Prefeitura Municipal de São Vicente Férrer, como ferramenta de gestão pública municipal, revisando na literatura conceitos e aplicabilidade dos controles internos, mapeando e avaliando o sistema de controles internos existente, a implantação de novos controles e a contribuição para a gestão da atividade dos controles existentes. A pesquisa classifica-se como aplicada, quanto à forma de abordar o problema a pesquisa é qualitativa, em relação aos objetivos da pesquisa, a mesma é descritiva e exploratória, quanto aos procedimentos adotados na coleta de dados é do tipo bibliográfica, sendo um estudo de caso, quanto aos instrumentos de coleta de dados foi aplicado um questionário contendo dez perguntas abertas e quanto à análise dos dados foi utilizada a técnica qualitativa. Através da coleta de dados, foi possível observar os procedimentos de controle interno adotados pela Prefeitura, verificando a sua importância para gestão municipal, pois, através do sistema de controle interno os dados são transformados em informações concisas e fiéis, visando oferecer ao gestor público os instrumentos necessários para realizar as atividades de forma a alcançar a eficiência e a economicidade na gestão pública, prevenindo e corrigindo erros. Conclui-se que o controle interno do Município de São Vicente Férrer está atuando de maneira como determina a Constituição Federal de 1988 e leis correlatas, atuando de forma eficiente, eficaz e efetiva, mas o estudo mostrou também que, o que preocupa a gestão municipal é a quantidade de funcionários que trabalham no controle interno do município, atualmente são dois, pois, mesmo dando conta dos trabalhos desenvolvidos é fundamental que essa estrutura de funcionários seja um pouco maior, pois assim, as atividades obedeceriam à segregação de funções trazendo resultados mais rápidos e sem sobrecarregar os funcionários
Descrição: LIMA, Silvânio Martins de. O controle interno como ferramenta de gestão pública municipal: um estudo de caso na Prefeitura Municipal de São Vicente Férrer. 2014. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14632
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Silvânio Martins de Lima.pdfPDF - Silvânio Martins de Lima12.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.