Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14637
Título: “Soviet becomes Russia”: um estudo sobre o legado bélico soviético nos Governos Gorbachev e Iéltsin
Autor(es): Oliveira, Ana Paula Ferreira
Palavras-chave: União Soviética
Rússia
Legado bélico
Imagem internacional
Data do documento: 1-Ago-2014
Resumo: A Rússia sempre foi concebida no imaginário popular como uma potência militar cujos poderes remetiam à liderança exercida pela União Soviética na seara de segurança durante o decurso da Guerra Fria. Entretanto sua política doméstica nos primeiros anos de sua independência não correspondia a essa expectativa. Nesse contexto, esse trabalho monográfico tem o intuito de analisar a transição entre a dissolução da União Soviética e a independência russa e o legado bélico que acompanhou essa sucessão a fim de compreender como essa herança foi gerenciada pelos governos de Gorbachev e Iéltsin, influenciando na posição e a percepção da Rússia como potência no Sistema Internacional. O trabalho compreenderá, pois, uma análise das políticas de governo de Gorbachev e Iéltsin tanto na seara militar, como nas esferas política e econômica, compreendendo seu respectivo impacto na condição de manutenção do legado material e imaterial da potência soviética. Após o levantamento histórico, será possível relacionar, com o auxílio de alguns apontamentos de teoria de Relações Internacionais, a construção da identidade estatal na formação de um poderio imaterial. Introduzir-se-á, também, a influência das políticas econômicas no aspecto de segurança. Dessa maneira, será possível inferir que as políticas de cunho econômico e social desenvolvidas na Rússia entre os anos 1985 e 1999 influíram diretamente na condição e manutenção do poderio militar russo, em razão do seu caráter imediatista e de seu insucesso em impulsionar o desenvolvimento do país. Entretanto, percebe-se que, apesar de sua capacidade efetiva de segurança ter sido abalada, a Rússia conseguiu manter sua imagem e expressão internacional como potência, através da construção de uma identidade estável que escondeu o declínio das forças dessa grande nação.
Descrição: OLIVEIRA, A. P. F. “Soviet becomes Russia”: um estudo sobre o legado bélico soviético nos Governos Gorbachev e Iéltsin. 2014. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14637
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Paula Ferreira Oliveira.pdfAna Paula Ferreira Oliveira883.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.