Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14641
Título: Ações da operação lei seca:
Autor(es): Garcia Júnior, Heliogeorton Dantas
Palavras-chave: Embriaguez no trânsito
Princípio da legalidade
Lei seca
Data do documento: 25-Set-2017
Resumo: Este trabalho monográfico tem por objeto de estudo as consequências administrativas da recusa à submissão ao teste do etilômetro e sua constitucionalidade. Neste, pode se encontrar todo o procedimento administrativo com sua devida previsão legal junto aos órgãos responsáveis por gerir o trânsito em nosso território. Princípios da Legalidade, não auto-incriminação e razoabilidade são elencados como forma de solução dos conflitos, além de princípios interpretativos que são a forma de colmatar o posicionamento. O princípio da legalidade é tomado como sobreposto, pois tem a ideia de organizador ou princípio fundamental do Estado Democrático de Direito, ante ao princípio da não autoincriminação que é o sistema de freio do império estatal evitando os abusos por parte do poder Soberano. Tais princípios são confrontados sob o objetivo fundamental de justificar, com o prisma da constitucionalidade, observando estes princípios, sua interpretação, quanto à recusa a se submeter ao etilômetro. A solução deste conflito é analisada pela ótica da razoabilidade e proporcionalidade, optando pela legalidade, pois defende o interesse coletivo de um trânsito seguro
Descrição: GARCIA JUNIOR, Heliogeorton Dantas. Ações da operação lei seca: as novas verentes e seus impactos. 2014. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14641
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Heliogeorton Dantas Garcia Junior.pdfPDF - Heliogeorton Dantas Garcia Júnior3.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.