Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14642
Título: O SUS e a estratégia saúde da família:
Autor(es): Lucena, Ana Valeria de Freitas
Palavras-chave: Estratégia saúde da família
Usuários
SUS
Data do documento: 25-Set-2017
Resumo: A saúde é direito de todos os cidadãos e cabe ao Estado assegurá-la com o uso de recursos públicos, conforme prevê a Constituição Federal (CF) de 1988. Além dessa obrigação constitucional, o Estado preocupa-se também com os níveis de saúde da população, já que eles expressam a organização social e econômica brasileira e que, entre outros, os indicadres de saúde servem de parâmetros para avaliação do desenvolvimento do país e do bem-estar da sociedade. As disposições da CF de 1988 trouxeram avanços para a proteção social, evidenciando-se profundas mudanças na estrutura jurídico-institucional do sistema público de saúde, alterando as relações e criando novos papeis nos diversos níveis de governo, originando-se daí o novo Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo geral pesquisar bibliograficamente sobre os meandros da criação do SUS e a realidade da prestação de serviços nos contextos da Estratégia Saúde da Família (ESF), descritos nas obras que fundamentam o estudo, correlacionando os conceitos, diretrizes e princípios norteadores do SUS e a realidade identificada na pesquisa bibliográfica objeto deste trabalho e identificando prováveis pontos críticos do sistema, de maneira a contribuir para a sua melhoria e o consequente alcance dos seus objetivos. A pesquisa é do tipo exploratória com assentamento bibliográfico, amparada pelo conhecimento disponível em livros, artigos científicos, textos legais, jornais e revistas de conteúdo pertinente, disponíveis em meio físico e eletrônico, que ensejam a compreensão dos fenômenos de uma forma suficientemente ampla, com o perfeito entendimento do cerne do tema epigrafado. Por fim, constata-se na pesquisa que há deficiência na operacionalização do SUS, fato que causa malestar aos usuários e as consequentes reclamações
Descrição: LUCENA, Ana Valeria de Freitas. O SUS e a estratégia saúde da família: um estudo bibliográfico sobre a realidade operacional do sistema. 2014. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14642
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Valeria De Freitas Lucena.pdfPDF - Ana Valeria De Freitas Lucena13.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.