Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1464
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Fernanda Soares de | - |
dc.date.accessioned | 2013-08-07T17:56:41Z | - |
dc.date.available | 2013-08-07T17:56:41Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-07 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1464 | - |
dc.description | LIMA, F. S. de. A importância da leitura na segunda fase do ensino fundamental. 2011. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | Ler é estimulante. Nada desenvolve mais a capacidade verbal e a de pensar que a leitura de livros. Na escola, adquirimos conhecimentos diversos, mas nada é comparado ao que se aprende de forma natural e sem custo através da leitura regular de livros. Nesse contexto, o presente trabalho destaca a importância da leitura no processo de formação do aluno no segundo ciclo do ensino fundamental e o papel da escola no que se refere ao processo da leitura. Ter a habilidade de atribuir sentido aos textos significa, inicialmente, compreender que ler é uma prática social que acontece em diferentes espaços e com características muito específicas: o tipo de conteúdo dos textos que nele circulam, os objetivos da leitura, os processos mais comuns, decorrentes dessas finalidades, os gêneros de textos. Baseamo-nos em Kleiman (1989, 2010), Lajolo (1982), Geraldi (2000, 2006), entre outros autores, os quais entendem a leitura como meio de aquisição de conhecimento e o leitor como indivíduo capaz de fazer uma leitura do mundo que o cerca, de seu tempo, de sua história. Os dados da nossa pesquisa foram coletados a partir de um questionário direcionado aos alunos do 6º, 7º e 9º ano. Ao fim constatamos que os alunos reconheciam o valor da leitura em sua vida e que por meio da pesquisa foi demonstrado que é possível ultrapassar as barreiras da leitura tradicionalista, por meio de práticas que privilegiam a leitura de acordo com a realidade, com as temáticas próximas às vivências dos alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Luana Francisleyde Pessoa de Farias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | A importância da leitura na segunda fase do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Fernanda Soares de Lima.pdf | Fernanda Soares de Lima | 182.27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.