Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14661
Título: Qualidade de vida no trabalho: estudo na percepção dos colaboradores da CAGEPA em Campina Grande - PB
Autor(es): Costa, Alexsandro Cardoso da
Palavras-chave: Qualidade de vida no trabalho
QVT
Condições de trabalho
Modelo de QVT
Data do documento: 4-Ago-2017
Resumo: A preocupação com a Qualidade de Vida no Trabalho – QVT está cada vez mais notória, devido à necessidade que os trabalhadores têm de conviver em um ambiente que lhes proporcione condição favorável e agradável para trabalhar. Teve como objetivo analisar a percepção dos colaboradores do setor SLBO, sobre a QVT, na Cagepa Regional da Borborema, em Campina Grande – PB. Caracterizou-se como estudo de caso, acompanhado de pesquisas exploratória, descritiva, bibliográfica, de campo; o método adotado foi o quantitativo. O universo da pesquisa foi composto por dezoito colaboradores do setor SLBO, da Cagepa. O instrumento utilizado foi um questionário composto por seis questões relacionadas ao perfil socioeconômico e vinte e duas baseadas no modelo de QVT, proposto por Walton distribuídas em 08 fatores. Também foi utilizada a escala Likert, adaptada para três categorias: Concordância, Neutralidade e Discordância. Nos resultados, verificou-se que a maioria concordou com Relevância social do trabalho na vida; Integração social na organização e O trabalho e o espaço total da vida. Verificou-se que em Constitucionalismo e Oportunidade de crescimento e segurança, houve um percentual mais elevado, mas que não atingiu maioria. Quanto a Uso e desenvolvimento de capacidades, apenas metade, concordou. Entretanto, em Compensação justa e adequada, houve um percentual elevado, mas que não atingiu maioria que informou simultaneamente concordância e/ou neutralidade. Apenas, em Condições de trabalho, obteve-se um percentual mais elevado, mas que não atingiu maioria, de neutralidade. Espera-se que a organização objeto de estudo procure implantar estratégias que melhorem o grau de satisfação dos participantes da pesquisa no que diz respeito a QVT.
Descrição: COSTA, A. C. da. Qualidade de vida no trabalho: estudo na percepção dos colaboradores da CAGEPA em Campina Grande - PB. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14661
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ALEXSANDRO CARDOSO DA COSTA.pdf882.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.