Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14664
Título: A saúde do homem a partir da atenção básica: por que eles não procuram a estratégia saúde da família?
Autor(es): Medeiros, Cláudia Leilane Lucena de
Palavras-chave: Política de saúde do homem
Saúde da família
Saúde do homem
Assistência social
Data do documento: 8-Ago-2017
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O presente estudo analisa os principais elementos que envolvem a incipiente participação dos homens nos serviços de saúde a partir da atenção básica. Fruto da inquietação adquirida durante o período de estágio em Serviço Social realizado na Estratégia Saúde da Família Wesley Cariri Targino, no bairro Nova Brasília, Campina Grande – PB, no período de a fevereiro de 2015 à outubro de 2016. O estudo foi realizado a partir das observações vivenciadas em campo de estágio, devidamente registradas em diário de campo. Também foi realizado um levantamento documental e bibliográfico por meio da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem, de artigos científicos publicados em periódicos sobre o tema, através de estudos que trazem a discussão da Saúde do Homem. O estudo teve como objetivo geral analisar os limites culturais e institucionais que trazem influência a não efetivação da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem. Os resultados obtidos pelo estudo realizado apontam que a ausência dos homens nos serviços de saúde ainda é consequência de um padrão cultural que não educa o homem a cuidar da sua saúde, ao contrário há ainda um pensamento presente na sociedade que a função do homem é manter a sua casa economicamente. Tal pensamento impede os cuidados de saúde. Contrapondo-se a este pensamento, se analisa o fato de na atualidade muitas mulheres exercerem dupla jornada de trabalho e ainda assim, terem um autocuidado maior que os homens. A partir desses elementos se relata as observações feitas no estágio, em especial no que tange a saúde do homem, e se evidencia, além da ausência masculina, o insuficiente investimento político-administrativo para com a atenção masculina, o que acreditamos trazer consequências diretas para a real efetivação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem.
Descrição: MEDEIROS, C. L. L. de. A saúde do homem a partir da atenção básica: por que eles não procuram a estratégia saúde da família? 2017. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14664
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - CLÁUDIA LEILANE LUCENA DE MEDEIROS.pdf7.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.