Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14688
Título: Dengue: Doença epidêmica do município de Campina Grande – PB
Autor(es): Guimarães, Taciana da Silva
Palavras-chave: Saúde pública
Aedes aegypti
Endemias
Data do documento: 31-Ago-2017
Resumo: O propósito deste trabalho é relatar a história da dengue, causas e prevenções, e evidenciar o grande mal que este mosquito, Aedes aegypti tem causado a população do município de Campina Grande. A dengue é uma doença que se tornou um problema de saúde pública, não apenas de Campina Grande, assim como no país e mundialmente. No Brasil desde 1986 vem ocorrendo epidemias da doença. Sabe-se que para controlar ou até mesmo erradicar o vetor causador da dengue é necessário a participação popular, corresponsabilizando a comunidade de suas ações no combate ao Aedes aegypti. A pesquisa teve uma abordagem exploratória descritiva quantitativa. A cidade de Campina Grande encontra-se em situação de médio risco para transmissão da dengue. O objetivo desta pesquisa foi incentivar e conscientizar a população campinense da responsabilidade no combate a dengue, tendo em vista que não são apenas atributos da população como também do poder público. Foram coletados através do LIRAas (Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti), dados de infestação do mosquito transmissor da dengue,como também os casos de notificação desta arbovirose. Em seguida foi realizado uma explanação do LIRAas para população,seguida de palestra aos alunos da escola Núcleo Educacional Betel, com distribuição de panfletos na comunidade, e aplicação de um questionário semiestruturado. Conscientizando os moradores da responsabilidade na prevenção da dengue. Os resultados evidenciam que grande parte da população tem conhecimento sobre os meios de prevenção a dengue, porém não há conscientização plena da população acarretando no alto índice da dengue em nosso município.
Descrição: GUIMARÃES, T. da S. Dengue: Doença epidêmica do município de Campina Grande – PB. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14688
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Taciana da Silva Guimarães.pdfPDF - Taciana da Silva Guimarães3.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.