Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14692
Título: Estrutura de tamanho e estado de saúde de corais recifais, com ênfase em Siderastrea Spp.
Autor(es): Avelino, Camile Dias
Palavras-chave: Epibiontes
Corais recifais
Doenças em corais
Ecologia
Data do documento: 24-Abr-2017
Resumo: Corais pertencem ao filo Cnidaria. O filo engloba a classe dos antozoários (corais pétreos, hidróides calcários e os octocorais) e as medusas. Com a evolução do filo dos antozoários, sua forma de viver em colônias e sua obtenção de alimento evoluiu junto. Hoje a maior parte dos corais pétreos são animais coloniais. Parte da importância da colonialidade em corais formadores de recifes, se dá pela robustez de seu sistema imunológico e a capacidade de suportar variações ambientais. O objetivo do presente estudo foi caracterizar a estrutura da comunidade dos corais hermatípicos em duas praias do litoral do estado da Paraíba e avaliar o estado de saúde de colônias do gênero Siderastrea. Os resultados obtidos através de mergulhos livres e transectos aleatórios demonstraram que a maior parte dos corais encontrados em ambas as praias são jovens e só aparentavam branqueamentos brandos ou nenhum. Porém muitos deles apresentavam doenças, algumas já relatadas para o litoral nordestino e outra que teve seu primeiro relato para o Atlântico Sul, feito neste trabalho. Além de doenças, danos também foram observados e registrados, requerendo atenção para o que pode estar relacionado com os danos e doenças, dentro do sistema imune desses animais. Os epibiontes (espécies de zoantídeos e cracas, sobretudo) também mostraram-se altamente relacionados com os corais. O trabalho como um todo demonstra a necessidade de mais atenção no que se refere a ecologia e conservação desses animais.
Descrição: AVELINO, C. D. Estrutura de tamanho e estado de saúde de corais recifais, com ênfase em Siderastrea Spp. 2017. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14692
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camile Dias Avelino.pdfPDF - Camile Dias Avelino11.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.