Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14693
Título: Mulheres vítimas de violência sexual em uma instituição pública de referência: Série de casos
Autor(es): Santos, Aldenice Oliveira dos
Palavras-chave: Enfermagem
Atendimento de urgência à mulher
Assistência de enfermagem à mulher.
Violência sexual
Data do documento: 9-Ago-2017
Resumo: É violência sexual, qualquer conduta que a constranja a presenciar, manter ou participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça coação ou uso da força. O Brasil registrou em 2014 o equivalente a um estupro a cada onze minutos, a equipe de enfermagem e a primeira a prestar assistência às mulheres vitimas de violência sexual. O presente estudo tem como objetivo caracterizar casos de violência sexual e o atendimento de urgência/emergência às mulheres vítimas de violência sexual atendidas em instituição de referência. Trata-se de um estudo de caso com dados secundários, realizado no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes (HETDLGF), em Campina Grande, Paraíba, Brasil. Foi utilizado um Roteiro para coletar os dados secundários dos atendimentos de enfermagem, em ficha de coleta desenhada para o estudo. A amostra foi composta por quatro prontuários das mulheres vítimas de violência sexual, atendidas na instituição selecionada para a pesquisa. Os dados foram agrupados caso a caso e analisados à luz da literatura relativa à temática.
Descrição: SANTOS, A. O. dos. Mulheres vítimas de violência sexual em uma instituição pública de referência: Série de casos. 2017. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14693
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aldenice Oliveira dos Santos.pdfPDF - Aldenice Oliveira dos Santos4.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.