Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14696
Título: Uso de Aloe vera no tratamento de queimaduras: Uma revisão sistemática
Autor(es): Guimarães, Maria Cecília Rocha
Palavras-chave: Babosa
Queimaduras
Aloe vera
Plantas medicinais
Data do documento: 19-Set-2017
Resumo: Aloe vera é uma planta medicinal, popularmente conhecida como babosa, tem consistência viscosa devido a seu tecido parenquimático que é rica em diversas substâncias ativas, o que lhe confere inúmeras atividades. Entre as principais atividades estão a sua ação cicatrizante, anti-inflamatória e antibacteriana. Estudos a base de A. vera estão sendo, cada vez mais, pesquisados para sua ação frente as lesões causadas pelas queimaduras, sejam elas causadas por meios térmicos, químicos, elétricos ou radioativos. Desta forma, o presente estudo objetivou analisar as evidências científicas sobre o uso de Aloe vera em tratamentos para queimaduras, através de uma revisão sistemática da literatura, a qual reúne estudos para análise a fim de construir um pensamento sobre o tema. Foram analisados 10 artigos, sendo 4 de estudos “in vivo”, 1 de estudo “in vitro”, 1 de estudo de caso e 4 de revisão bibliográfica, de modo que os principais dados foram apresentados em quadros para análise final. Os artigos analisados mostraram que Aloe vera L. tem ação anti-inflamatória, antibacteriana e cicatrizante em lesões cutâneas, sendo sua ação eficaz nas queimaduras. Entretanto, o mecanismo de ação desta planta sobre o tecido não foi encontrado, sendo assim, de suma importância novas pesquisas que mostrem os efeitos farmacológicos desta planta nas queimaduras.
Descrição: GUIMARÃES, M. C. R. Uso de Aloe vera no tratamento de queimaduras: Uma revisão sistemática. 2017. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14696
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Cecília Rocha Guimarães.pdfPDF - Maria Cecília Rocha Guimarães4.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.