Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14697
Título: Abordagem teórica da aplicação de resina epóxi na resistência anticorrosiva na superfície metálica de aço carbono
Autor(es): Oliveira, Bruna Paula de
Palavras-chave: Aços-carbono
Revestimentos protetores
Anticorrosivo
Tintas Epóxis
Data do documento: 17-Ago-2017
Resumo: Os perfis de estruturas metálicas são ligas ferrosas de aços-carbono mais empregados na construção mecânica, devido suas características e propriedades aos quais são utilizados. Os aços-carbono estão sujeitos a apresentarem corrosividade, caso não passem por um tratamento superficial adequado, pois está diretamente ligado ao meio. Os revestimentos protetores tendem a diminuir ou inibir a degradação de agentes corrosivos da estrutura. As tintas anticorrosivas são revestimentos orgânicos de menor custo e mais utilizados. As tintas epóxis são grupos de tintas nobres eficazes que apresentam maior resistência mecânica, térmica e química por barreira entre o substrato metálico e o meio, além dos efeitos estéticos, durabilidade e alto poder de aderência. O objetivo desse trabalho é realizar um levantamento no que diz respeito à aplicação de resina epóxi na resistência anticorrosiva de superfície metálica de aços-carbono com uma breve revisão da literatura. Propõe a apresentação de um estudo de caso que mostra que o aço-carbono deve passar por uma adequada limpeza e preparação para não prejudicar o desempenho da proteção anticorrosiva, pois é um fator importantíssimo na aderência e no esquema de pintura.
Descrição: B. P. de.Abordagem teórica da aplicação de resina epóxi na resistência anticorrosiva na superfície metálica de aço carbono. 2017. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14697
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruna Paula de Oliveira.pdfPDF - Bruna Paula de Oliveira10.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.