Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14700
Título: Avaliação do efeito do treinamento funcional sobre a condição física de um grupo de oficiais da reserva do Exército Brasileiro em João Pessoa – PB
Autor(es): Souza Júnior, Anízio Martins de
Palavras-chave: Treinamento funcional
Atividade física
Qualidade de vida
Data do documento: 9-Ago-2017
Resumo: Uma das modalidades de treinamento que vem se tornando uma realidade nas academias, parques e praias na atualidade é o treinamento funcional (TF). Segundo Almeida e Teixeira, (2013) O TF tem como objetivo o desenvolvimento das principais capacidades físicas: força, velocidade, resistência, coordenação, flexibilidade e equilíbrio. Dentre essas capacidades físicas, a força muscular, em suas diversas manifestações, se destaca como sendo bastante relevante para o desempenho das atividades de vida diária, auxiliando na manutenção da autonomia funcional. O presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito do (TF) treinamento funcional sobre as condições físicas avaliadas em um grupo de oficiais da reserva do exercito brasileiro na cidade de João Pessoa PB. Foram avaliados os níveis de condicionamento cardiorrespiratório através do teste vo^2máx do Banco de MacArdle, os níveis de flexibilidade através do Banco de Wells, a resistência muscular localizada do abdômen, a relação cintura e quadril (RCQ) e o índice de massa corporal (IMC). A proposta dessa pesquisa foi observar e verificar as relações dos resultados. Com uma amostra constituída por 5 homens sedentários todos com faixa etária entre 50 anos, ambos oficiais da reserva do exército brasileiro, todos residentes da cidade de João Pessoa PB. Os resultados encontrados nos testes de flexibilidade foram significativos, pois apresentaram melhorias na média dos dados obtidos de 18cm para 21,2 cm pós intervenção. Os resultados do IMC tiveram uma média inicial de 27,74 que ao final do estudo apresentaram redução chegando a 26,49. No que diz respeito à RCQ não foram verificados resultados satisfatórios. Nos testes de resistência muscular localizada abdominal foi verificado aumento significativo, pois os participantes passaram da média de 36 repetições por minuto para 41 repetições ao final do estudo. Como o aumento da idade está relacionado com o aumento dos riscos a saúde advindos do envelhecimento e do sedentarismo o presente estudo comprovou a eficácia do treinamento funcional na promoção da saúde melhorando a qualidade de vida dos participantes.
Descrição: SOUZA JÚNIOR, A. M. de. Avaliação do efeito do treinamento funcional sobre a condição física de um grupo de oficiais da reserva do Exército Brasileiro em João Pessoa – PB. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14700
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anízio Martins de Souza Júnior.pdfPDF - Anízio Martins de Souza Júnior6.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.