Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14702
Título: Concepções dos licenciados do curso de Licenciatura Plena em Química da UEPB sobre a construção de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) em um projeto de extensão
Autor(es): Silva, Otacílio José da
Palavras-chave: Ensino de Química
Formação de professores
Aprendizagem significativa
Unidades de Ensino Potencialmente Significativas - UEPS
Data do documento: 21-Ago-2017
Resumo: As Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), tomam como base um conjunto de teorias de aprendizagem que tem o intuito de promover um ensino com base na aprendizagem significativa, partindo da ideia de que não há ensino sem aprendizagem. O seu planejamento no contexto da formação inicial de professores, poderá contribuir para melhorar a prática docente do professor de Química, oportunizando uma abordagem de ensino no modelo construtivista. Este trabalho de pesquisa tem como objetivo diagnosticar quais as contribuições que a construção das UEPS oportunizou no contexto da formação de professores de Química em um projeto de extensão ocorrido no período de 2015-2016 no contexto da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, onde foi aplicado um questionário com licenciandos do curso de Licenciatura Plena em Química. Para interpretação dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados sinalizam que os licenciandos avaliam de forma positiva as ações do projeto de extensão, bem como se sentem motivados para a sua utilização, o que representa um aspecto positivo para a formação de professores, visando a construção de uma prática docente voltada ao compromisso de desenvolver um planejamento, que possa garantir um ensino de Química construtivista no contexto da educação básica.
Descrição: SILVA, O. J. da. Concepções dos licenciados do curso de Licenciatura Plena em Química da UEPB sobre a construção de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) em um projeto de extensão. 2017. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14702
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Otacílio José da Silva.pdfPDF - Otacílio José da Silva14.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.