Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14711
Título: Os benefícios da natação para bebês
Autor(es): Araújo, Vilênia de Souza Porto
Palavras-chave: Natação
Bebês - Natação
Desenvolvimento psicomotor
Desenvolvimento motor
Data do documento: 18-Ago-2017
Resumo: A natação é uma atividade física de grande importância para o desenvolvimento do bebê, porque o meio aquático oferece grandes oportunidades para o mesmo explorar o ambiente de forma prazerosa. Com o objetivo de investigar a importância da natação para bebês e sua possível influência no desenvolvimento motor, psicomotor e socioafetivo nos seus primeiros anos de vida, realizou-se uma revisão da literatura sobre o tema, selecionando artigos originais mais relevantes. Trata-se de uma revisão integrativa desenvolvida sob enfoque metodológico da pesquisa do tipo descritiva com abordagem qualitativa. A amostra foi constituída por 10 artigos originais, cuja busca foi realizada em periódicos de Educação Física e banco de dados como Scielo, Lilacs e Google Acadêmico. Para a inclusão dos artigos, foram consideradas as características gerais dos estudos, a prevalência de pesquisa de campo sobre os benefícios da natação para os bebês, tendo como descritores: natação, natação para bebês, desenvolvimento motor, psicomotores. Concluiu-se que os estímulos aquáticos contribuem para o desenvolvimento motor da criança, todavia, o professor deve estar preparado para programar e realizar atividades adequadas ao estágio de maturidade física e psíquica dos bebês, respeitando a necessidade e o limite de cada um.
Descrição: ARAÚJO, V. de S. P. Os benefícios da natação para bebês. 2017. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14711
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vilênia de Souza Porto Araújo.pdfPDF - Vilênia de Souza Porto Araújo4.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.