Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14716
Título: Análise físico-química e microbiológica da água do açude de um município do estado da Paraíba
Autor(es): Mousinho, Aurília Tranquilino
Palavras-chave: Água potável
Qualidade da água
Análise físico-química
Açude José Rodrigues
Data do documento: 31-Jul-2017
Resumo: Um dos principais problemas da água na atualidade está relacionado à falta de água potável para sobrevivência devido ao manuseio indevido. A sua distribuição, na maioria das vezes, é inadequada, assim como sua gestão. Além do problema da falta de água potável, existe o problema do crescimento desenfreado das cidades, que podem ocasionar aumento de esgotos de indústrias e lixos que quando chove escoar estes dejetos para os mananciais de água contaminando assim o reservatório de água. A água contaminada facilita a transmissão de doenças como leptospirose, hepatite e a criação de mosquitos como zica e dengue. Este trabalho foi realizado com pesquisas laboratoriais e pesquisas bibliográficas com intuito de investigar a qualidade da águas de um açude do Estado da Paraíba. Os conceitos utilizados abordam temas como a qualidade da água, parâmetros da qualidade da água, a seca na Paraíba, doenças provocada por água contaminada entres outros assuntos. Para a coleta da água foi utilizado o procedimento descrito por Modesto e Silva (2017). A coleta da água para as análises foi feita em recipiente de plástico limpo e esterilizado e foram selecionados alguns pontos de amostragem. Foram feitas as analises Físico-Químicas no Centro Ciências e Tecnologia da UEPB, com exceção da determinação da condutividade elétrica e as análise microbiológicas que foi realizada no Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste - CERTBIO/UAEMA/UFCG. A água do açude analisada apresentou coliformes totais e altos índices de dureza e cloretos, sendo imprópria para o consumo.
Descrição: MOUSINHO, A. T. Análise físico-química e microbiológica da água do Açude de um município do Estado da Paraíba. 2017. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14716
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aurília Tranquilino Mousinho.pdfPDF - Aurília Tranquilino Mousinho8.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.