Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14727
Título: Avaliação do erro tipo I de seis testes de comparação múltipla de médias
Autor(es): Cabral, Fábio Danilo da Silva
Palavras-chave: Taxa de erro
RStudio
Métodos de comparações múltiplas
Análise de variância
Data do documento: 4-Ago-2017
Resumo: Esta monografia teve como objetivo apresentar a teoria estatística dos métodos de comparações múltiplas, demonstrando a hipótese de interesse, estatística do teste, regra de decisão e conclusões para cada teste. Com o sentido de avaliar os testes t, Tukey, Bonferroni, Duncan, Scott-Knott e Student-Newman-Keuls (SNK) em relação ao erro tipo I por experimento, em cenários formados por combinações de número de tratamentos, número de repetições e variâncias, em condição de normalidade dos resíduos. Foram simulados, via RStudio, 60 cenários para avaliar a taxa do erro tipo I. Os testes de Tukey, Bonferroni, SNK e Scott-Knott controlam a taxa de erro tipo I por experimento (TPE), comparando tais resultados, pode-se dizer que o teste de Scott-Knott é conservador, embora não tanto quanto os testes de Tukey e Bonferroni. Já o teste t e teste de Duncan não controla a TPE. Há um acréscimo da TPE nos teste t e Duncan com o aumento do número de tratamentos, enquanto os testes de Tukey, SNK e Scott-Knott controlam bem essa taxa independentemente da variação dos tratamentos, repetição ou variância e o teste de Bonferroni apresentou estimativas das taxas do erro do tipo I por experimento mais baixa do que o nível de significância proposto.
Descrição: CABRAL, F. D. da S. Avaliação do erro tipo I de seis testes de comparação múltipla de médias. 2017. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14727
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fábio Danilo da Silva Cabral.pdfPDF - Fábio Danilo da Silva Cabral8.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.