Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14731
Título: Análise de agrupamentos aplicados à dados socioeconômicos de municípios paraibanos
Autor(es): Silva, Carla Caroline Carvalho
Palavras-chave: Distância de Mahalanobis
Técnicas hierárquicas aglomerativas
Variáveis socioeconômicas
Data do documento: 9-Ago-2017
Resumo: O objetivo principal deste trabalho é fazer uma breve introdução da análise de agrupamento, baseada nas técnicas hierárquicas aglomerativas de ligação simples, completa, média e Ward, tendo por medida de proximidade a distância de Mahalanobis. Para auxiliar na decisão dos órgãos públicos, foram utilizadas variáveis socioeconômicas, com o intuito de verificar a semelhança dos municípios socioeconomicamente sem a restrição geográfica, como é o caso das mesorregiões. Foi considerado para o estudo apenas uma amostra de quarenta municípios, selecionados segundo a sua quantidade populacional, coletados por meio de banco de dados virtuais e manuseados através do software R(3.4.0). A partir dos métodos implementados no conjunto de dados observou-se um grau de similaridade considerável entre os municípios de João Pessoa e Campina Grande, mesmo pertencendo a mesorregiões diferentes.
Descrição: SILVA, C. C. C. Análise de agrupamentos aplicados à dados socioeconômicos de municípios paraibanos. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14731
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carla Caroline Carvalho Silva.pdfPDF - Carla Caroline Carvalho Silva12.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.