Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14742
Título: Gerenciamento de resultados: análise da prática de suavização de resultados contábeis em fraudes mundiais
Autor(es): Nascimento, Mayra Lopes do
Palavras-chave: Fraude
Gerenciamento de resultados
Suavização de resultados
Data do documento: 31-Out-2016
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: Sendo a contabilidade uma ciência social, faz com que a intervenção do homem possa influenciar nos resultados de uma empresa, mediante as escolhas de procedimentos contábeis possíveis, escolhendo assim, muitas vezes, maneiras permitidas nas lacunas da legislação, sendo o gerenciamento de resultados um dos meios de praticar essas ações. Nesse contexto, o trabalho tem como objetivo geral analisar as práticas de gerenciamento de resultados contábeis em fraudes mundiais no período de 1998 a 2011. Inicialmente selecionou as empresas de maiores fraudes mundiais conforme Silva e Santos (2016), como também em notícias de sites e revistas online, restando no final uma amostra de 7 empresas, das quais foram obtidos os lucros liquido e as vendas brutas possíveis de cada empresa no período de 1993 a 2010 no banco de dados do Economática®, em seguida, selecionados os dados necessários para a aplicação do método proposto por Eckel (1981) e adaptado por Castro e Martinez (2009). O resultado da pesquisa mostra que no ano da fraude as empresas (Enron, Merck e Parmalat) foram suavizadoras e as empresas (Mundial e Xerox) não suavizadoras, ressalva-se que as empresas Healthsouth e Petrobras não foram analisadas no ano da fraude, respectivamente pela a ausência de dados e pelo o índice ter se encontrado na área cinzenta. A empresa Parmalat se destacou devido todos os 5 anos analisados terem indicado a suavização, como também no ano da fraude a mesma teve o maior índice (-7,85) dos anos anteriores. No entanto, não se pode afirmar que toda fraude contábil está ligada a suavização de resultados, mas tal prática eleva os riscos da empresa ser caracterizada como fraudulenta e quando descoberta sofrer as consequências cabíveis a ação.
Descrição: NASCIMENTO, M. L. do. Gerenciamento de resultados: análise da prática de suavização de resultados contábeis em fraudes mundiais. 2016. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14742
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - MAYRA LOPES DO NASCIMENTO.pdf7.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.