Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14745
Título: Políticas públicas para adolescentes: a realidade do município de Campina Grande - PB
Autor(es): Silva, Suênia Cavalcanti da
Palavras-chave: Assitência social
Política pública
Juventude
Data do documento: 27-Jul-2016
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O estudo aqui apresentado pretende abordar as ações por parte do poder público destinadas aos adolescentes dentro da Política da Assistência no Município de Campina Grande- PB. Para tanto, busca-se identificar quais os serviços oferecidos dentro desta política, assim como descrever as transições desses programas e caracterizá-las enquanto política pública. A aproximação com essa temática ocorreu a partir da experiência de estágio supervisionado obrigatório em Serviço Social, realizada no período de agosto de 2007 a agosto de 2008, no programa denominado Agente Jovem, que, posteriormente, foi substituído pelo Projove m Adolescente. O estudo foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica, fundamentando -se teoricamente em Ariès (1981), Abad (2003), Novais (2003), Secchi (2013), Cordeiro (2012), dentre outros, como também utilizarmos da observação participante em campo de estágio. De acordo com a análise realizada observamos que alguns adolescentes inseridos nesses espaços conseguiram visualizar novas expectativas em relação à família, comunidade e ao estudo, projetando-se para um futuro no campo profissional de forma positiva. No entanto, foi possível observar também que as políticas públicas destinadas aos jovens se limitam a simples programas e projetos sociais que não contam com a sua participação na elaboração e planejamento, tendo como resultado políticas focalizadas, seletivas e imediatistas.
Descrição: SILVA, S. C. da. Políticas públicas para adolescentes: a realidade do município de Campina Grande - PB. 2017. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14745
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - SUENIA CAVALCANTI.pdf8.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.