Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14748
Título: Hierarquia do trabalho voluntário na cidade de Campina Grande - PB
Autor(es): Almeida, Rayanne Muniz
Palavras-chave: Motivação de trabalho
Trabalho voluntário
Voluntariado
Voluntário
Data do documento: 28-Set-2016
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O trabalho voluntário é uma das formas mais transformadoras de participação cidadã em nossa sociedade atual, pois é o meio com que todo cidadão pode fazer a diferença no ambiente em que vive. O presente estudo tem o objetivo de analisar as expectativas e os motivos que conduzem o indivíduo a ingressar, manter-se e sair do trabalho voluntário, tomando como espaço o município de Campina Grande – PB a partir do modelo teórico da Hierarquia do Trabalho Voluntário de Souza, Medeiros & Fernandes (2006) e Cavalcante (2012), considerando cinco constructos teóricos que apresentam caracteres altruístas, afetivos, amigáveis, ajustados e ajuizados. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa descritiva de caráter exploratório com um universo de voluntários residentes na cidade de Campina Grande. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário estruturado com 71 indicadores. Os resultados revelam que o perfil-padrão desta pesquisa é mulher entre 20-30 anos, solteira, com nível educacional superior incompleto, renda familiar mensal de 1 a 3 salários mínimos e funcionária de empresa privada. Os indicadores “Ajudar o próximo”, “Fazer algo importante”, “Levar esperança aos menos favorecidos”, “Mudar a vida das pessoas” e “Permitir que as pessoas tenham oportunidade de viver” obtiveram um alto grau de concordância. “Entrei para aprender novos conhecimentos”, “Entrei para buscar novos desafios”, “Entrei para aprender algo” e “Entrei para aprender a lidar com pessoas” influenciaram de forma positiva os motivos de entrada e permanência no trabalho voluntário. Conclui-se que as expectativas dos trabalhadores voluntários são influenciadas positivamente pela categoria Altruísta. A entrada e a permanência são influenciadas pela categoria Ajustada e a saída por Motivos religiosos.
Descrição: ALMEIDA, R. M. Hierarquia do trabalho voluntário na cidade de Campina Grande - PB. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14748
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - RAYANNE MUNIZ ALMEIDA.pdf9.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.