Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14757
Título: Um prelúdio do estudo sobre a evasão no curso de Licenciatura Plena em Matemática da UEPB
Autor(es): Santos, Dnaelson Cipriano dos
Palavras-chave: Componentes curriculares
Evasão universitária
Licenciatura em Matemática
Data do documento: 9-Ago-2017
Resumo: O presente trabalho, o qual teve como questão norteadora "Quais são os motivos do grande índice de evasão no curso de Licenciatura em Matemática, em particular nos componentes curriculares iniciais?", apresenta algumas discussões baseadas em dados obtidos por meio de questionários respondidos por 48 alunos recém ingressos nos turnos manhã e noite, 17 alunos concluintes e 6 professores do curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, girando em torno do tema "evasão". Também estaremos destacando fontes teóricas de autores que citam alguns dos possíveis fatores causadores da evasão nos mais diversos níveis escolares, além de apresentarmos os resultados de nossa pesquisa, a qual nos proporcionou um prelúdio de um debate junto ao corpo docente e discente, dando voz as suas percepções sobre o nosso objeto de pesquisa. O modelo de questionário utilizado como também as respostas às perguntas que abordavam, dentre outros temas, a influência das possíveis dificuldades financeiras na tomada de decisão sobre uma possível desistência de um componente curricular ou até mesmo do curso, a vida escolar básica e as greves, são mostrados no Apêndice. Por fim, apresentamos nas considerações finais algumas conclusões sobre nossa pesquisa, a saber: a importância da valorização das qualidades dos alunos, além do trabalho em cima das dificuldades destes possibilitando, assim, melhor aprendizado; a valorização do processo de aprender matemática no ensino básico; o conhecimento sobre o histórico, dentre outras.
Descrição: SANTOS, D. C. dos. Um prelúdio do estudo sobre a evasão no curso de Licenciatura Plena em Matemática da UEPB. 2017. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14757
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dnaelson Cipriano dos Santos.pdfPDF - Dnaelson Cipriano dos Santos9.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.